Viver em Lisboa

1 | Ensino de Excelência

Lisboa oferece aos estudantes uma qualificada rede de universidades públicas e privadas e centros de investigação, mantendo intensa cooperação com instituições de ensino universitário de referência internacional (MIT, Carnegie Mellon). Lisboa dispõe de um MBA criado a partir de uma parceria entre a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa , e o MIT Sloan School of Management, considerado o 52º MBA do mundo no ranking do Financial Times.

As Universidades e os Centros de Investigação de Lisboa promovem intensivamente o intercâmbio entre professores, estudantes e investigadores no âmbito de diversos programas de cooperação internacional, destacando-se o Programa Erasmus. 

2 | Custo de Vida

Lisboa é das cidades mais baratas da União Europeia – ocupa respetivamente o 2º e 6º lugar entre 35 cidades que compõem o ranking elaborado pela Cushman & Wakefield nos anos de 2010 e 2011. 

3 | Alojamento e Habitação

Lisboa dispõe de cerca de 72 residências universitárias localizadas preferencialmente no centro da cidade e com acesso fácil aos diferentes pólos universitários espalhados na cidade. Lisboa dispõe ainda de variados hostels, a preços reduzidos e com qualidade, tendo recebido vários prémios internacionais.

4 | Desporto e Clima

Lisboa foi considerada a 23ª Melhor Cidade do Mundo para Viver pela revista Monocle (Julho/Agosto 2011). O sol brilha 239 dias no ano! Lisboa tem um clima mediterrânico e uma luminosidade única. É uma cidade com uma oferta muito diversificada de bares e restaurantes dotados de uma excelente gastronomia. Em Lisboa é possível praticar diversos desportos como por exemplo jogging, BTT, caminhadas, golfe, equitação, futebol ou skate. A proximidade do rio Tejo e do mar permitem ainda a prática do remo, canoagem, vela, surf e kitesurf. Duas das mais espectaculares frentes de mar da Europa situam-se no Guincho (a 25 min.) e na Ericeira (a 35 min.), sendo esta última a maior reserva de surf da Europa.

5 | Multiculturalismo e Hospitalidade

Os Lisboetas são afáveis e espontâneos, 42% falam duas línguas estrangeiras e pelo menos 23% falam três línguas. Os idiomas mais falados são o inglês, francês e espanhol. Na cidade de Lisboa coexistem pacificamente numerosas comunidades oriundas do Brasil, Cabo Verde, Angola, Ucrânia, Índia, e China, entre outras.

6 | Cultura e Criatividade

A história perpassa a cada esquina quando passeamos na antiga Lisboa – bairros da Baixa, Alfama e Castelo. À noite facilmente se encontram locais típicos onde pode ouvir o FADO, reconhecido em 2011 pela UNESCO como património imaterial da Humanidade. A cidade de Lisboa tem uma oferta variada de equipamentos culturais, lojas, locais de boémia e de lazer. É uma verdadeira cidade criativa com uma enorme variedade de festivais de cinema, concertos e mais de 75 museus e galerias.

7 | Segurança

A segurança é um dos pontos fortes da cidade de Lisboa sendo mesmo considerada a capital mais segura da Europa (Eurostat – relatório de 2010). Portugal apresenta baixos indicadores de criminalidade violenta, sendo avaliado como o 13o país mais seguro do Mundo (Global Peace Index).

8 | Cidade Verde

Lisboa tem uma rede de postos para abastecimento elétrico de automóveis e uma rede de ciclovias, dedicados a quem pretende deslocar-se de bicicleta (http://lisboaciclavel.cm-lisboa.pt/). Encontram-se pela cidade vários parques e jardins com interesse histórico e artístico.

9 | Lazer e Diversão

Lisboa é uma cidade onde durante todo o ano acontecem eventos variados, muitos deles com notoriedade internacional (o Rock in Rio, a Volvo Ocean Race ou The Tall Ships Races visitaram Lisboa em 2012). Ao longo do rio Tejo (zona ribeirinha) são inúmeros e diversificados os locais para jantar, tomar uma bebida ou dançar, como por exemplo nas Docas-Alcântara. A zona do Bairro Alto, originariamente uma zona de casas de fado, está atualmente repleta de bares e pequenos restaurantes.

10 | Cidade Cosmopolita e Aberta ao Mundo

Desde sempre Lisboa convive com outros povos e culturas o que confere aos seus habitantes um espírito de grande abertura aos estrangeiros, como atestamos nos múltiplos depoimentos favoráveis daqueles que aqui trabalham ou estudam.

 

Fonte: Study in Lisbon