Instrumentos do SGQE

No SGQE da NOVA existem dois tipos de instrumentos:

  • de avaliação do ensino, destinados a serem utilizados em cada UO;
  • avaliações temáticas e transversais a toda a Universidade.

As avaliações temáticas atualmente em curso respeitam ao estudo da Satisfação dos Estudantes da NOVA.

Os instrumentos de avaliação do ensino foram criados de forma integrada, pretendendo cruzar fontes de informação diversas, como sejam os estudantes, os docentes e ainda os pares (peer review). Adicionalmente, estabeleceu-se que estes dados de opinião deveriam ser cruzados com elementos estatísticos que os pudessem enquadrar, nomeadamente sobre os resultados das aprendizagens (taxas de sucesso e de repetência, por exemplo) ou a empregabilidade.

Nestas circunstâncias, foi criado um conjunto alinhado e coerente de instrumentos de avaliação do ensino na NOVA que se integram sequencialmente em “cascata”, conforme descrição e fluxograma abaixo:

  1. os estudantes avaliam a unidade curricular, através de um questionário semestral;
  2. os docentes podem elaborar, semestralmente, um relatório pedagógico sobre o funcionamento da sua unidade curricular (caso o docente seja o responsável da unidade curricular, este instrumento não é necessário);
  3. o responsável da unidade curricular redige um relatório, semestral, de avaliação da unidade curricular;
  4. a Comissão de Ciclo de Estudos elabora um relatório, anual, de monitorização do ciclo de estudos, baseando-se nos três instrumentos anteriores e em dados estatísticos sobre os ciclos de estudos;
  5. o responsável do Sistema de Garantia da Qualidade de cada unidade orgânica redige, anualmente, um relatório sobre a qualidade do ensino da respetiva unidade orgânica naquele ano letivo, com base nos vários relatórios de ciclo de estudos indicados no ponto 4;
  6. o Gabinete de Apoio à Qualidade do Ensino na Reitoria prepara o relatório anual sobre o funcionamento do Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino e sobre a qualidade do ensino na Universidade, a submeter ao Conselho da Qualidade do Ensino, baseando-se nos nove relatórios mencionados no ponto 5.
Instrumentos do SGQE