Formação Pedagógica de Professores

Atualmente, é cada vez mais exigido aos docentes do ensino superior que possuam competências pedagógicas, para além dos seus conhecimentos científicos e técnicos. Mais concretamente, é-lhes pedido que explicitem as razões que presidem às suas decisões sobre o que ensinam e como ensinam, explicando as suas opções. Neste contexto, a formação pedagógica deste grupo profissional é cada vez mais recomendada por investigadores e pelos organismos europeus de promoção e validação da qualidade das instituições de ensino superior.

Pretendendo seguir estas recomendações, de modo a potenciar a qualidade do ensino da NOVA, o Núcleo de Inovação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional dos Docentes organiza cursos de formação pedagógica de docentes.

Estes cursos são de dois tipos: (a) dirigidos a qualquer docente do ensino superior, com prioridade aos da NOVA; (b) «desenhados a pedido» das unidades orgânicas, sendo de acesso restrito aos elementos daquelas.

As ações de formação de acesso geral são organizadas em conjunto com o Departamento de Educação Médica da Faculdade de Ciências Médicas. No final destas ações, os formandos devem ser capazes de:

  1. Situar o seu papel de docentes no sistema onde desenvolvem a sua atividade;
  2. Desenhar e planear a sua atividade pedagógica;
  3. Selecionar o formato pedagógico mais adequado ao público-alvo e aos objetivos a atingir;
  4. Avaliar processos pedagógicos e produtos de aprendizagem.

Os cursos «desenhados a pedido» abordam temas decorrentes das necessidades identificadas nas unidades orgânicas, como, por exemplo, formatos de trabalho tutorial.